Este blog é mais um espaço de aprendizagem da disciplina Educação Musical para os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental do Campus Tijuca II - CPII- Ano de 2015
O que cantavam e que instrumentos tocavam nos séculos XV e XVI na Europa?
Como eram os instrumentos musicais?
A música profana, que não era religiosa, também chegou até nós, bem como os instrumentos musicais.
Havia canções sentimentais e outras melodias que vieram a influenciar nosso cancioneiro popular, tais como: acalantos (canções de ninar) e canções de roda.
Quando a primeira missa foi rezada na terra Brasil pelos portugueses, os nativos da terra já puderam ouvir os cantos religiosos. No vídeo a seguir, vocês poderão observar a reprodução deste momento, na visão do pintor Victor Meirelles:
Conforme conversamos em nossas aulas, os jesuítas chegaram ao Brasil para catequese dos índios e se utilizaram da música como seu principal instrumento de catequização. Os índígenas eram profundamente sensíveis à música, pois, em sua cultura, conforme também aprendemos em nossa última aula, a música e a dança eram ligadas à religião. Os instrumentos musicais eram sagrados e utilizados em seus rituais.
Os jesuítas aprenderam a língua tupi e traduziram os cantos religiosos para essa língua. Para ensinar a bíblia, encenavam suas passagens. Os índios aprendiam a tocar instrumentos musicais europeus e também a cantar melodias religiosas, Faziam verdadeiros corais. No vídeo abaixo, vocês conhecerão a história do padre jesuíta JOSÉ DE ANCHIETA, canonizado há pouco tempo.
Vamos começar a conversar sobre a Formação da Música Brasileira. É um assunto muito interessante, porque diz respeito a nossa formação como povo.
Nesta semana estamos assistindo a alguns vídeos que nos ajudarão a entender como esta formação ocorreu. Sabemos que tivemos contribuições indígenas, europeias e africanas.
O indígenas já viviam na terra, com sua cultura voltada para o respeito à natureza que era sagrada . Os cantos, as danças e os instrumentos musicais refletem esse aspecto.
Os europeus chegaram trazendo a herança da música religiosa e profana e seus instrumentos musicais, resultado de importantes transformações ocorridas até o período denominado Renascimento, época de descobertas e novas ideias.
A cultura de diferentes povos africanos contribui profundamente com aspectos musicais riquíssimos, que têm como consequência o surgimento variadas e ricas manifestações musicais brasileiras
É nesse ambiente tão diverso, tão rico que encontramos a semente do que seria a MÚSICA BRASILEIRA.
Vamos iniciar esta viagem na Formação da Música Brasileira, assistindo ao vídeo sobre os índios Kamaiurás a seguir.
Observe a marcação do compasso, os movimentos repetitivos, os instrumentos musicais.
No próximo vídeo, vocês poderão observar aspectos importantes das danças indígenas brasileiras, que serão bem ressaltados.
O que mais chamou a atenção de vocês em relação à cultura indígena, depois de assistirem aos vídeos?